À descoberta da construção de casas modulares

construção de casas modularesa

Descobri algo que me deixou muito entusiasmada para a construção da nossa casa no terreno que herdámos há pouco tempo: a construção de casas modulares.

Eu sei que ainda nos falta um tempinho para podermos arrancar com o sonho da construção de uma moradia com um preço confortável, mas esta pode ser a salvação com que todos sonhávamos.

Entrei logo na primeira opção que me aparece na pesquisa do Google e fiquei encantada com as imagens e as possibilidades deste tipo de construção. A empresa a que me refiro chama-se Modiko e apresenta um sistema de construção de casas modulares patenteado. A foto que aqui postei é deles.

Mas curiosamente há muitas outras empresas que aderiram a este conceito, apesar do meu total desconhecimento da sua existência. Sim, é verdade que já conhecia o conceito das casas pré-fabricadas, mas agora as novas opções elevam tudo a outro nível de bom gosto.

E depois, a construção de casas modulares tem inúmeras vantagens:

  • Custos acessíveis e controlados
  • Qualidade e rigor
  • Rapidez na construção
  • Adaptabilidade para ampliação futura
  • Processo de construção com baixo impacto ambiental e mais agradável para a vizinhança

O processo, basicamente, consiste em montar tudo em ambiente fabril e depois transportar e montar no local determinado. Assim, os segmentos são compostos por salas ou quartos inteiros – incluindo paredes, pisos e tectos – que posteriormente são transportados e acoplados a outros módulos onde queremos construir.

Também outras tarefas da obra, tais como a canalização, electricidade, isolamento, caixilharia, revestimentos decorativos exteriores e interiores, etc., são feitos em fábrica, chegando prontos ao local.

Geralmente este processo aplica-se à construção de uma moradia com preço razoável, o que é exactamente aquilo que nós procurávamos.

A desvantagem é não podermos construir seguindo um projecto feito e idealizado ao pormenor de acordo com os nossos gostos, já que estaremos limitada a modelos já existentes. Mas de qualquer forma é sempre possível alguma personalização entre diferentes módulos e configurações, para além de que pelo que vi as escolhas são simplesmente “a nossa cara!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *