Telhados de moradia para construir ecologicamente

telhados de moradia para construir

Hoje vou falar de algo que julgo ser muito interessante: os telhados verdes, que na realidade são telhados de moradia para construir ecologicamente. Existem em muitos países, inclusivamente no topo dos edifícios de grandes cidades, e têm inúmeras vantagens para ao ambiente.

Estes telhados de moradia para construir ecologicamente nascem de uma técnica de arquitectura que consiste na aplicação de solo/substrato e vegetação sobre uma camada impermeável instalada na cobertura de uma residência.

Quais são as vantagens de optar por este tipo de telhados de moradia para construir de forma ecológica?

  • Facilitam a drenagem e minimizam as enchentes, facilitando a retenção e gestão da água da chuva;
  • Permitem a reciclagem dos gases tóxicos do ar através da fotossíntese, melhorando a qualidade do ar;
  • Fornecem isolamento acústico e térmico aos edifícios;
  • Produzem um diferencial estético e ambiental;
  • Compensam parcialmente a área impermeável que foi ocupada com a construção da moradia ou edifício;
  • Criam um agradável terraço para diversos tipos de usos.
  • Criam ambientes mais frescos do que outros telhados de moradia para construir em diferentes habitações, pois mantêm-nas protegidas contra temperaturas extremas, absorvendo até 90% mais o calor em relação aos sistemas convencionais.

Em ambientes urbanos, que carecem de áreas verdes e de lazer para os seus habitantes, a aplicação deste tipo de telhados nos grandes edifícios promove o equilíbrio ambiental, pois permite a inserção de novas áreas verdes onde antes era impossível, aumentando o sequestro do carbono, facilitando a circulação atmosférica e conduzindo à dispersão do calor acumulado, podendo melhorar a qualidade de vida de toda a população urbana.

Agora em relação aos custos destes telhados de moradia para construir ecologicamente, tudo irá depender do sistema e da tecnologia que forem utilizadas, bem como da mão-de-obra utilizada. No entanto, regra geral, são soluções que exigem um grande investimento.

Para além disso, no nosso país não existe legislação para este tipo de coberturas, nem tão pouco incentivos para a sua existência.

Concluindo: este tipo de telhados de moradia para construir ecologicamente pode ser instalado em qualquer tipo de residências, nomeadamente com estruturas de metal, de concreto ou de madeira. De qualquer forma, é sempre importante realizar um cálculo estrutural que preveja a carga da estrutura, do substrato, da vegetação e também da água da chuva acumulada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *